Como reclamar dos ônibus aqui no DF

Se você enfrenta problemas com os ônibus no Distrito Federal, é importante formalizar sua reclamação para contribuir com melhorias. Veja como proceder:

Identifique o problema: Reúna informações como data, horário, número da linha, local, sentido do trajeto e descrição do problema (atraso, superlotação, defeitos, etc.).

Registre a reclamação no DFTrans. O DFTrans é responsável pela gestão do transporte coletivo no DF. Use os seguintes canais:

  • Telefone: Ligue para a Ouvidoria Geral pelo número 162.
  • Aplicativo Participa-DF: Disponível para Android e iOS.
  • Site da Ouvidoria do DF (www.ouv.df.gov.br): Preencha o formulário com os dados do problema.

Reclame diretamente com a empresa de ônibus: Identifique o nome da empresa (visível no veículo) e utilize seus canais de atendimento. Reclamações enviadas diretamente às empresas podem agilizar soluções.

Solicite o protocolo da reclamação: Sempre peça o número do protocolo, que permite acompanhar o andamento da queixa e reforçá-la se necessário.

Acompanhe a resposta: Posição inicial – 10 dias (a contar da data do registro) e resposta final – 20 dias (a contar da data do registro). No caso de denúncias – poderá haver prorrogação de mais 20 dias (a contar da data do registro).

Escale a reclamação, se necessário: Caso o problema persista, encaminhe sua reclamação a outros órgãos, como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para questões graves ou a Defensoria Pública para uma assistência jurídica.

Participe de movimentos por melhorias: Além de ações individuais, junte-se a movimentos comunitários que lutam por melhorias no transporte público, fortalecendo a pressão popular. Não subestime a força dos movimentos sociais. A maioria dos avanços que tivemos na sociedade foram

Dicas adicionais:

Registre provas (fotos ou vídeos) para anexar à reclamação.
Compartilhe sua experiência em redes sociais para conscientizar outras pessoas e incentivar ações coletivas.