Escolas de Taguatinga Brilham no Prêmio Paulo Freire de Educação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) celebrou, no dia 26 de setembro, a segunda edição do Prêmio Paulo Freire de Educação, um evento que reuniu a comunidade escolar e homenageou projetos inspiradores na área da educação.
O prêmio, uma iniciativa do deputado Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), tem como objetivo reconhecer projetos educacionais inovadores e transformadores que se alinham com os princípios do renomado educador brasileiro Paulo Freire. A premiação destaca a importância de uma educação libertadora e democrática, que valorize a cidadania e o desenvolvimento da sociedade.
A segunda edição do Prêmio contou com a participação de 264 projetos inscritos, dos quais 25 foram selecionados como destaques, demonstrando o grande engajamento da comunidade educacional do DF. Dentre os projetos vencedores, alguns são diretamente ligados à comunidade de Taguatinga, como:
● CEI 05 de Taguatinga – Projeto “Identidade e Diversidade na Educação Infantil: Povos Originários”: Abordando a importância da cultura indígena na educação infantil.
● CEMTN – Projeto “Revivendo a Missão Cruls”: Resgatando a história da Missão Cruls e sua importância para o desenvolvimento do Distrito Federal.
● CEI 08 de Taguatinga – Projeto “ATELIOTECA: Unindo a arte do fazer, ao prazer da leitura!”: Unindo arte, leitura e inclusão na educação infantil.
● CEMAB de Taguatinga – Projeto “A Natureza e suas características matemáticas”: Explorando a matemática a partir da natureza.
A importância do Prêmio para Taguatinga vai além do reconhecimento, impactando a comunidade de valorizando os profissionais da educação, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a educação pública
O Prêmio Paulo Freire de Educação, portanto, consolida-se como um importante instrumento de valorização da educação e dos educadores, com impacto direto na vida dos estudantes e na comunidade de Taguatinga. Ao incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e transformadores, o prêmio contribui para a construção de uma educação pública de qualidade, mais justa e democrática, inspirada nos valores e no legado de Paulo Freire.