A Administração Regional de Taguatinga encaminhou um ofício ao Defensor Público do Distrito Federal, Tiago Kalkmann, solicitando ações contra manifestações de aporofobia e discriminação. O documento, datado de 23 de agosto de 2024, envolve o influenciador responsável pela página “Taguatinga da Depré” no Instagram, conhecida por suas publicações polêmicas.
É fato conhecido em Taguatinga que o influencer tem realizado uma cruzada contra o Centro Pop de Taguatinga, que atende a população em situação de rua, alegando que o serviço “acabou com Taguatinga” e que sua remoção traria mais segurança à região. Em suas redes sociais, o influenciador se pronunciou após ser intimado pela Polícia Civil do Distrito Federal para prestar esclarecimentos sobre suas ações. Segundo ele, a investigação seria resultado de uma “perseguição política” por parte do administrador de Taguatinga, Renato Andrade dos Santos, e do defensor público.
Em sua fala, o influenciador sugere que as autoridades estariam usando cargos públicos para silenciar sua oposição política, descrevendo as representações enviadas à Polícia, à Procuradoria Geral e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que, segundo ele, tentaram caçar sua carteira de advogado. “Mandaram pra Polícia, mandaram pra Procuradoria Geral, que já negou, e mandaram pra OAB. Tentaram caçar minha carteira de advogado, pessoal! Olha que absurdo!”
Agora, com a Defensoria Pública acompanhando o caso, a expectativa é que sejam adotadas medidas adequadas para proteger os direitos das pessoas em situação de rua e prevenir novos episódios de discriminação em nossa RA.