Taguatinga Celebra a Diversidade: Entendendo o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia

Em uma data marcada por cores vibrantes e vozes poderosas, Taguatinga se une ao mundo para celebrar o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. Mas você sabe o que significa essa data e por que ela é tão importante?

Há 33 anos, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID)1. Isso marcou um passo importante para a compreensão da homossexualidade como identidade sexual — que não precisa de cura.

A data de 17 de maio posteriormente se tornou um símbolo da luta contra o preconceito e violência a lésbicas, gays, transgêneros, queers, intersexos, assexuais, e a favor da diversidade sexual1. No Brasil, a data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.

Durante o período da pandemia de covid-19, a população LGBTI+ ficou ainda mais vulnerável1. Em 2019, o Brasil estava em primeiro lugar no ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo1. Conforme outro relatório, produzido em 2021 pela Transgender Europe (TGEU), 70% de todos os assassinatos registrados na comunidade LGBTQIA+ ocorreram na América do Sul e Central, sendo 33% no Brasil.

A luta contra a LGBTfobia é uma causa que nos une como comunidade. Em Taguatinga, celebramos a diversidade e defendemos o respeito e a igualdade para todos. Que este Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia seja um lembrete de que cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. E lembre-se: o amor sempre vence!